Centro de Educação Profissional
Do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Área do Aluno:
Institucional | Diretoria | Biografia

Miguel Eduardo Torres

Presidente

Nasceu em 1º de outubro de 1958, em São Paulo. É presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e vice-presidente da Força Sindical.

Começou a trabalhar na área metalúrgica aos 14 anos. Ativista sindical desde 1979, sempre esteve à frente nas lutas e conquistas da categoria metalúrgica, das marchas dos trabalhadores para Brasília em defesa de políticas de qualificação e requalificação profissional, da redução da jornada de trabalho para 40h semanais, para geração de emprego e renda; pela política de valorização do Salário Mínimo, pela correção da tabela do Imposto de Renda, pela ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que impede a demissão imotivada.

Coordena campanhas pelo aumento salarial dos metalúrgicos, por políticas de emprego, redução dos juros e de impostos, Ciclos de Debates e Cursos de Formação de Delegados Sindicais, entre outras ações de aproximação do Sindicato com a base, mobilização da categoria e fortalecimento da entidade.

Miguel foi um dos fundadores do Centro de Formação Profissional do Sindicato e um dos idealizadores do movimento "Grito de Alerta - Em defesa da Produção e do Emprego", que em 2012 reuniu trabalhadores, sindicalistas e empresários em atos contra a desindustrialização do País e as importações desenfreadas.