Centro de Educação Profissional
Do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Área do Aluno:
Institucional | Diretoria | Biografia

Jorge Carlos de Morais

Secretário

Nasceu em 16 de setembro de 1957, no município de São Caetano, em Pernambuco. Veio para São Paulo em 1971, foi servente de pedreiro, feirante, office-boy, carteiro, trabalhou em banca de jornal e em outras atividades.

É secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. Em 1972, começou a trabalhar na indústria. Tornou-se sócio do Sindicato em 1983 e passou a militar no movimento sindical. Por sua liderança, em 1987, tornou-se assessor do Sindicato e foi eleito diretor em 2001, responsável pela base do Sindicato em Mogi das Cruzes e região.

Além das lutas sindicais, participou de ações sociais, como a luta, em 2008, contra a ida de um lixão para Mogi, que causaria um desastre ecológico na cidade e o fechamento de indústrias e de empregos.

Em 2008, foi eleito Secretário-geral do Sindicato. É defensor dos direitos dos trabalhadores, da ampliação dos benefícios e de uma política de qualificação profissional, com acesso a escolas técnicas e de nível superior aos trabalhadores.