Centro de Educação Profissional
Do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Área do Aluno:
Institucional | Diretoria | Biografia

Luís Carlos de Oliveira

2º Conselheiro Fiscal

Nasceu em Campo Belo (MG), em 1960. É 2º tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

Em 1974, ingressou no Senai, onde cursou Aprendizagem Industrial como Torneiro Mecânico. Iniciou sua militância sindical como delegado sindical na Mahle Metal Leve. Em 1980, foi eleito cipeiro, e demitido em 1981, depois de defender os interesses dos trabalhadores nas negociações do pacto econômico entre trabalhadores e empresários, junto à empresa.

Em 1982, fez um curso de Formação Político Sindical e Partidária na União Soviética. Em 1983, já no Brasil, foi preso como grevista na Aços Villares, apoiou a legalização dos partidos políticos de esquerda e foi um dos fundadores do PCB em Diadema.

Em 1997, fez o curso de Formação de Formadores da Escola Temática e Metodológica da CIOSL-ORIT, na Costa Rica. Realizou vários trabalhos na Secretaria de Formação da Força Sindical, ministrando aulas de Cidadania na Escola de Formação Profissional da Central.

Sócio do Sindicato desde 1980, tornou-se assessor em 1983. Em 2004, foi eleito diretor-executivo, no cargo de 2º tesoureiro e é coordenador do DSST (Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador) do Sindicato.